Implementação BIM
Em 2018 do Governo Federal lançou um plano de implementação BIM, denominado Estratégia BIM BR, a fim de promover e difundir o uso da metodologia BIM no país. O principal objetivo é incentivar do desenvolvimento no setor da construção e trazer mais economicidade para compras públicas e projeto licitatórios. A Estratégia BIM BR, é uma cartilha elaborada para nortear os processos e normas que deverão ser adotadas, sejam para processos licitatórios ou manutenção e gerenciamento de ativos públicos.
Publicado em 03 de abril de 2020, o Decreto Federal Nº 10.306 estabelece: “Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling- EstratégiaBIMBR, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019”. (BRASIL, 2020, p.5).
O Decreto traça um plano de implementação que inicia em 2021, em sua primeira fase e termina em 2028, sendo sua última fase. Inicialmente a implementação será feita de forma gradual nos Ministérios da Defesa e da Infraestrutura, Secretaria Nacional de Aviação Civil e pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Em 13 de julho de 2021, o governo estadual lança o Decreto Nº 1370 que prevê: “Fica instituída a Estratégia Estadual de Implantação e Disseminação do Building Information Modelling em Santa Catarina (Estratégia BIM SC) – Infraestrutura Digital, com a finalidade de promover a inovação nos projetos e nas obras públicas do Estado por meio da adoção de metodologias e de investimentos em Building Information Modelling (BIM) até o ano de 2022.” (SANTA CATARINA, 2021.)
Para que estejamos prontos para atuar nos projetos e obrar públicas, seja na esfera nacional ou estadual, é necessário submergir nossos projetos, processos e recursos humanos dentro do universo BIM. Entender que não é apenas para atingir requisitos de projetos ou atender a prazos de adequação, a questão é diminuir retrabalhos, aditivos de contrato, economia de tempo e dinheiro para toda a esfera envolvida no processo.
A implantação BIM é um serviço que requer recursos, planejamento, capacitação, engajamento da equipe e contínuas avaliações para que a empresa possa extrair as informações do seu modelo 3D. Empresas tem particularidades, mesmo atuando em áreas semelhantes, portanto, o diagnóstico de necessidades no cliente ajudará no posicionamento do nível de maturidade para iniciar uma implantação BIM.
A Virtual Automação possui equipe experiente, qualificada e comprometida para auxiliar seus clientes na adoção BIM.